Alimentos na Gravidez

Hoje em dia a concepção sobre a gravidez mudou muito. Com as mulheres cada vez mais independentes superou-se a visão de que a mulher que está grávida deveria ficar em casa em repouso e sendo tratada como se tivesse alguma doença. Hoje em dia os estudos científicos mostram que as grávidas podem, e devem, levar uma vida ativa durante esse período. Continue lendo e descubra os alimentos na gravidez que devem ser evitados na gravidez.

alimentos na gravidez

Fazer exercício e comer de maneira saudável faz bem não só para a mãe como para o feto. Também se derrubaram alguns mitos sobre o que as grávidas podiam ou não comer. As mulheres grávidas pode comer qualquer tipo de alimentos na gravidez. Porém, é bom tomar alguns cuidados pois certos alimentos podem ser prejudiciais a sua saúde e da do feto.

Quais os alimentos na gravidez que devem ser evitados ?

Peixes e frutos do mar crus. Não é recomenda que as grávidas comam nenhum tipo de carne crua, incluído nisso peixes e frutos do mar. O risco de sofrer uma intoxicação alimentar seja por mau estado de conservação os descuidados na preparação de peixes crus é grande. Isso pode ser prejudicial a saúde da mãe e do bebe.

Queijos. Evite alguns tipos de queijos como brie, camembert, roquefort e gorgonzola. Também é bom evitar queijos do tipo fresco como o “queijo minas”. A razão disso é que esses queijos podem ser produzidos muitas vezes com leite não-pasteurizado. Nesse caso os queijos podem conter a bactéria Listeria que causa uma doença (a listeriose) que é prejudicial ao feto.

Carnes malpassadas ou cruas. É bom que as grávidas evitem comer carnes malpassadas. Elas podem conter bactérias que prejudicar sua saúde. Além das carne mal passadas é bom evitar também o consumo de ovos crus ou pouco cozidos (como aquele ovo frito com a gema mole e sobremesas que são feitas com ovos crus (como certos musses).

Miúdos. O Figado, Rins e outros miúdos de animais devem ser evitados. Isso se deve ao fato deles serem muito ricos em uma forma retinóica de Vitamina A o que pode levar a grávida a ingestão de excesso dessa vitamina o que é prejudicial ao feto.

Certos peixes. Alguns peixes, devido a sua posição na cadeia alimentar e a poluição crescente dos mares, podem conter níveis perigosos de mercúrio. Como o mercúrio não se dispersa através da cadeia alimentar peixes como o cação, peixe-espada e o tubarão acabam por deter autos teores de mercúrio em sua carne. A ingestão de mercúrio é extremamente prejudicial ao sistema nervoso central tanto do adulto e muito perigoso para o feto em formação.

Evite também o consumo de quaisquer alimentos na gravidez que você saiba que é alérgica, ou que tenha casos em sua família de pessoas que são alérgicas.

Bebidas e alimentos com cafeína. Pesquisas recentes apontaram que o consumo de mais de 300 mg de cafeína por dia podem causar aborto espontâneo. Por isso é recomendado a redução do consumo de café por dia e, se possível, substitua-o por bebidas descafeinadas.

Bebidas alcoólicas. Todos sabem, mas é bom lembrar. É extremamente desaconselhável o consumo de bebidas alcoólicas durante a gravidez elas podem trazer graves problemas ao feto.

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *