Como dizer não

Você sabe como dizer não? Hoje você vai ter que aprender a dizer não e viver melhor. É possível que você tenha assumido problemas e responsabilidades dos outros, que não são suas, e depois de um tempo você descobre que isso transformou sua vida em uma confusão e fez você ficar sobrecarregada(o). Na verdade, essas situações não dependem de você.

como dizer não

Muitas vezes nós entramos numa mania de grandeza que nos impede de enxergar nossos limites e, por ter medo do que os nossos conhecidos e as pessoas que gostamos vão dizer, acabamos assumindo seus problemas, sem saber que a própria pessoa tem condição de se tirar de lá e encontrar a solução.

Na verdade, como dizer não, apenas significa que estamos recusando o que não desejamos e/ou não podemos fazer no momento. Ao contrário do que nos ensinaram, não é uma ofensa grave, é uma demonstração de sinceridade e de pé no chão, concorda?

Até porque, quando estamos com vontade de fazer algo por alguém, é algo verdadeiro e lá de dentro, nós fazemos sem problema algum, e isso cria ótimos resultados. Do contrário, quando fazemos contra nossa própria vontade, a coisa não funciona, porque a gente não foi sincero e não soube dizer ‘não’.

Não tente se mostrar bondoso ou bondosa quando alguém que gosta de jogar as responsabilidades da própria vida na mão dos outros vir te pedir uma ajuda que você não está com vontade de fazer e que vê que realmente não conseguirá ajudar. Se você ficar na vaidade e atender ao pedido, como já deve ter feito várias vezes, será candidato(a) de futuras e indesejáveis cobranças.

A dica mais eficaz é você adotar uma postura de dizer para a pessoa que ela mesma é forte o suficiente para solucionar seus problemas e que você não está com vontade de fazer por ela. Que isso é responsabilidade dela. Quanto mais você for sincero(a), menos cobrança vai ter.

Além do mais, o mundo está cheio de bons exemplos. As pessoas que estão bem na vida, mudaram de atitude, e conquistaram um espaço melhor de existência, descobriram que podem andar com as próprias vidas para chegar onde estão. O ser humano é poderoso, e não existe ninguém melhor do que ninguém em se tratando de vida, todos estamos vivendo e levando as coisas pra frente.

O mesmo vale para você. A sua principal missão é cuidar de si mesma(o). Em se tratando de situações e problemas de vida, tudo o que está acontecendo com você é responsabilidade sua. Assuma e resolva da melhor forma possível. Se ame. Não se critique, cure seus pontos fracos com aceitação, entenda você mesma(o) e abandone os compromissos que não te deixam feliz.

Uma das dicas para o bem estar é ficar no presente e agradecer por tudo de bom o que você já conseguiu. Reserve um tempo para fazer somente o que você gosta. O que você gosta? E lembre-se, se ouvir um ‘não’, não desanime, lembre-se que você também tem o direito de como dizer não e, sobretudo, de procurar as respostas por si mesma(o).

Quando você diz um ‘não’ sincero, sem raiva nem emoção, está se valorizando, está com os pés no chão, e está ciente dos seus limites. É um direito de cada um decidir o que deseja e o que pode fazer. Isso é o que podemos chamar de dignidade. Somos respeitados quando nos colocamos com sinceridade diante das pessoas e dizemos o que sentimos.

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *