Como fazer Resenha

Em cursos universitários e de graduação é normal encontrarmos trabalhos feitos através de resenha. como fazer uma resenha pode ser difícil para muitos estudantes e até profissionais, porque diferente da redação, a resenha é um texto um pouco mais técnico e voltado para a pesquisa científica.

como fazer uma resenha

Há dois tipos de resenha, a resenha resumo e a resenha crítica, mais pedida pelos professores de universidades e faculdades do país. Mas como elaborar um texto tão específico como este e se dar bem na hora de entregar seu trabalho da universidade ou até mesmo na sua vida profissional?

Como fazer uma resenha critica ?

A resenha crítica, resumidamente, é um texto que resume o objeto, mas também faz uma avaliação crítica sobre ele. É importante, neste caso, apontar pontos e aspectos tanto positivos quanto negativos do produto, obra, ou o que quer que seja resenhado. A resenha crítica é um texto que transmite informação e opinião no mesmo texto, muito utilizado em jornais e textos jornalísticos.

Já a resenha resumo é um pouco mais simples. Trata-se de uma texto que pretende resumir o conteúdo de uma obra, literária ou cinematográfica, uma peça de teatro, um espetáculo ou o que quer que seja analisado sem o juízo de valores, ou seja, sem a emissão de opinião do autor. A resenha resumo é um texto apenas informativo que não transmite opinião.

Normalmente a pessoa que resenha sobre algo, ou alguém, é um especialista sobre o que se etá escrevendo. Para valiar e julgar criticamente, o autor precisa do conhecimento necessário sobre o que se esta escrevendo para preparar um texto que informe o leitor de maneira clara, simples e objetiva.

Por se tratar de um texto analítico que visa avaliar, divulgar ou informar sobre algum objeto, tema ou produto do mercado cultural, a resenha tem que ser muito atual. Já que uma peça de teatro, um filme, um capítulo de um novela ou até mesmo um livro pode virar assunto “batido”, ultrapassado, e necessita de informações atuais sobre o universo que o rodeia.

A resenha é uma ferramenta bastante utilizada por acadêmicos que necessitam da leitura de muitos livros ao mesmo tempo, já que com o conteúdo delas fica mais simples adquirir uma quantidade alta de conhecimento sem precisar todas as obras efetivamente.

Como fazer resenha de filme ?

Toda boa resenha possui em seu conteúdo alguns elementos básicos da obra que está sendo avaliada. Título, referência bibliográfica, dados bibliográficos e biográficos do autor, ou ator, no caso de filmes, resumo e avaliação crítica devem sempre aparecer no texto, nesta ordem.

Portanto fica muito claro que o principal objetivo de como fazer uma resenha, seja ela crítica ou resumo, é sempre servir com um guia de informações básicas obre um obra. Além de ser objetiva e descrever didaticamente o produto a ser resenhado, a resenha deve transmitir a opinião de quem escreve.

É importante ressaltar também que um texto resenha é algo que avaliará uma obra, portanto é de extrema responsabilidade, já que pode fazer com que as vendas de um livro, por exemplo, alavanquem de forma surpreendente ou travem de maneira decepcionante.

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *