Como fazer uma redação

Chega este período do ano e as pessoas correm para estudar e se preparar para os “temidos” vestibulares. Faculdades, públicas e privadas, de todo o país abrem suas vagas para milhares e milhares estudantes em busca de uma formação profissional que será de extrema importância para a vida deles e para o desenvolvimento do país. Continue lendo sobre como fazer uma redação.

São várias matérias, em humanas e exatas, para serem estudadas até o dia da prova. Mas uma parte da prova, em especial, é diferente de todas as outras, a redação. As provas de vestibular costumam ser de com questões de múltipla escolha, onde o estudante opta por uma das alternativas para tentar acertar a questão. Mas na hora da redação, há que se saber escrever, interpretar, ligar ideias, construir historias, concordar substantivos e verbos, dentre outras regrinhas básicas.

Mas como se preparar para fazer uma boa redação, já que esta parte da prova garante boa parte dos pontos e, em muitos casos, serve até como caráter eliminatório ou de desempate no caso de poucas vagas.

Como fazer uma redação passo a passo

O primeiro passo, e mais importante de todos, é entender bem o que a prova pede. Saber interpretar o enunciado e diferenciar bem o tipo de redação que se pede é fundamental para se fazer um bom texto.

Assim como todas as outras partes da prova, a redação também necessita de estudo. Há que se estudar antes de ir para a prova e existem algumas regrinhas básicas para a produção de um bom texto.

Quando se começar o texto é importante ter em mente que a sua missão é passar à pessoa que for corrigir a redação a transparência, coesão e coerência nas ideias que se quer transmitir. É fundamental que a pessoa que lê a redação entenda tudo o que você quer dizer, portanto é de extrema importância ler, reler e revisar a redação antes de entregá-la em definitivo.

Utilizar palavras de fácil compreensão, sem muita enrolação, e ir direto ao assunto é essencial para um texto fácil de ser compreendido. Frases curtas amarrando ideias devem ser organizadas e coesas, sem mudar de assunto abruptamente também é importante. A leveza na argumentação permite que o texto seja claro e não passe nada sem subentendido pelo leitor. Exemplificar e explicar dados, de forma direta, é fundamental.

Como fazer uma redação perfeita

Expressar o máximo de conteúdo possível, em uma quantidade baixa de palavras também e importante para um bom texto de redação. Repetir ideias é crucial para um texto cansativo e chato de se ler. É preciso, dentro da regra de frases curtas e poucas palavras, se concentrar no assunto relevante do texto para não perder a ideia inicial do texto.

Para não fugir do assunto principal e não enrolando o leitor e fazendo-o dar voltas e voltas no texto é importante escrever com atenção. Todo texto possui uma regra de estrutura que consiste em introdução, argumentação e conclusão e essa regra deve ser seguida a risca para a produção de um bom texto.

A pressa pode atrapalhar a sua estruturação do texto e botar tudo a perder, portanto é importante escrever com bastante calma e atenção para evitar perder pontos fundamentais. Cada vez que se lê o texto os pensamentos ficam mais claros e sempre há espaços para a simplificação das ideias. Portanto, quanto mais vezes você conseguir reler seu texto melhor ele poderá ficar!

Agora que tem as dicas e principais regras é só você se concentrar e, com tranquilidade, estruturar bem o texto para conseguir bons pontos na prova ou concurso que for prestar!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *