Croqui

Quem nunca teve a curiosidade de fazer um desenho, seja ele qual for, desde os mais simples até mesmo os que necessariamente representam posições e projetos gráficos, utilizados como exercícios de observação. E o ponto em comum entre todos eles são a liberdade, ou seja a pessoa desenha o que quiser, sem ter compromisso com qualquer tipo de refinamento gráfico. Continue lendo sobre croqui de moda.

croqui de moda

É possível se fazer um croqui seguindo passos bastante simples, como por exemplo, as técnicas e mídias, que são as que você quiser, nos desenhos é possível se ver que muitos deles são  realizados com canetas esferográficas comuns sobre papéis comuns. Em outros casos é possível se utilizar materiais específicos como lápis pastel, canetinhas, nanquim descartáveis, lápis 6B, 2B, uma lapiseira, lápis de cor normal, ou se preferir aquarelado, entre diversos outros materiais até mesmo aqueles carvãozinho de desenho. Procure todo o material que necessitar e que mais se encaixar com as suas necessidades e também habilidades.

Como fazer croqui de moda?

Depois é necessário que se analise o tipo de desenho que se vai utilizar, basta ver que os desenhos vão desde as plantes, os cortes e fachadas até mesmo as perspectivas de móveis, ambientes urbanos, detalhes de arquitetura, entre diversos outros. Desenhar é algo bastante interessante e sempre te dará um conhecimento mais profundo do que foi representado, procure sempre desenhar de tudo.

No traço é interessante se utilizar um traço solto e irregular, ás vezes pesado, leve ou também mais contido, este traço pode fazer o papel da textura, das tonalidades e também arestas. Onde tudo irá depender de suas habilidades com o instrumento e também o amadurecimento gráfico, procure desenhar bastante pois com o passar do tempo você irá perceber uma evolução bastante interessante;

Quanto aos acabamentos eles são totalmente livre s os materiais utilizados são os mais diversos possíveis e os acabamentos devem sempre ficar longe de serem sofisticados já que é um croqui e não a arte final, portanto pode ser alterado, o que é muito importante é que o croqui passe a mensagem de maneira rápida, eficiente e objetiva seja ele um croqui de moda ou mesmo modelos de residências ou plantas por exemplo.

Croqui Arquitetura

Os temas as serem utilizados por exemplo são os mais diversos, como por exemplo no caso variam podendo ser desde cenas imaginadas a até mesmo cenas reais capturadas in loco ou modelos de revistas. E no caso dos projetos os temas obviamente serão os de um edifício por exemplo porém diversos subtemas podem vir a surgir e você poderá fazer o croqui de uma casa e também dos detalhes de construção de sua escada, do telhado, piscina, ou também outros tipos de peças de roupa, tudo dependerá da sua criatividade, pois quanto mais você souber sobre o tema seus desenhos serão mais verdadeiros, e não apenas croquis, todos os tipos de desenho.

A escala e proporção são fundamentais e utilizando instrumentos de medida ou não é possível se utilizar entre os elementos sendo mantidos da forma mais fiel possível. O importante também é não confundir a proporção com a exatidão, o desenho deve ser feito de forma livre porém as relações dimensionais entre os elementos deverão ser e muito respeitadas, e nos croquis de projetos é importante quando se desenhar cortes, plantas e fachadas principalmente utilizar um escalímetro apesar de também se utilizar o desenho á mão livre.

Portanto a liberdade é a palavra chave para a execução de um bom croqui.

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *