Como montar um Currículo

Aprenda como montar um currículo Completo!

Para se conseguir um bom emprego, é preciso saber como montar um currículo, mas muitas pessoas não sabem nem ao menos o que é um currículo, muito menos como se preencher um currículo.O currículo tem um único objetivo, te apresenta para a empresa, mais é importante lembrar que para uma boa apresentação pessoa, é preciso falar sobre três partes da sua vida, o passado, presente e o futuro, mas como dizer isso em um currículo? Não, não é isso que você esta pensando, o passado se refere à suas experiências profissionais, ou seja, seu percurso profissional, já o presente entra com informações atuais, cursos, intenção de emprego, área de interesse, e o futuro com suas qualificações e a potencialidade, que irão dizer à empresa se você irá corresponder às necessidades da empresa sendo o novo colaborador.

como montar um currículo

Não existem umas regras de como montar um currículo, porém isso não quer dizer que não devemos seguir alguns padrões. Hoje existem duas formas de estruturar um currículo, a mais comum é informamos nosso histórico profissional, qualificações e formação. Sendo que o histórico profissional começa pelas experiências mais distantes, terminando nas mais recentes. Esse é o modo mais usado, e que mais agrada as empresas, pois além de todas as informações necessárias, possibilita que a empresa veja o crescimento profissional do candidato.

Currículo Simples

A estruturação de um currículo deve levar bastante atenção, organizando as informações de modo que quando alguém ler, fique claro suas intenções e qualificações. Como o currículo é a carta de apresentação do candidato, o nome deve ser a primeira informação, ou seja, logo na parte superior da folha, logo em seguida, os dados para contato, como telefone, email ou endereço.

Ao contrário do que muitos pensam nos dados pessoas não é preciso informar os documentos pessoais, a menos que seja solicitado pela empresa, caso isso não acontece, informe apenas a nacionalidade, idade e estado civil.

O objetivo profissional é onde você deve informar seu interesse, a área que deseja atuar, é importante ser consciente, escolher a área conforme suas qualificações e formação.

No campo experiência profissional, você deverá relacionar suas experiências profissionais, a ordem pode ser da mais antiga para a mais recente, porém muitas pessoas informam em outra ordem, ou seja, da mais recente para a mais antiga, isso fica a seu critério, pois o importante é ter as informações necessárias como período que atuou (mês/ano à mês/ano), e de forma bem sutil, informe qual era a ocupação e suas funções.

Na formação acadêmica, você deverá informar sua escolaridade, e nos casos de possuir um curso superior, informe a instituição e o ano de conclusão, o mesmo procedimento deve ser repetido caso haja outras graduações ou cursos de pós-graduação.

Na opção outros cursos, você deve informar somente os cursos extracurriculares, nestes campos é muito importante informar o período de realização e a instituição que proporcionou o curso.

Objetivo Currículo

Lembre-se sempre que um bom currículo não precisa ser grande, o ideal é que seja curto e direto, que passe todas as informações necessárias sem cansar quem o lê.

Seguindo essas dicas, você irá conseguir montar um bom currículo, e desta forma ficará mais fácil conseguir o tão esperando emprego.

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *